A internação do paciente vincula-se a aceitação deste regulamento e deverá ser efetuada sob responsabilidade de um médico assistente devidamente cadastrado neste hospital.
O paciente e/ ou o seu responsável deverá fornecer todos os dados de identificação solicitados e apresentar a carteira do convenio, o documento de identidade, CPF para o perfeito preenchimento do prontuário médico.
NO ATO DA INTERNAÇÃO, O PACIENTE E/OU SEU RESPONSÁVEL DEVERÁ:
- *Tomar conhecimento das tabelas de preços das diárias e de outras taxas, bem como dos acréscimos em honorários especiais e de serviços extras, a que estão sujeitos e que aceitam incondicionalmente (tabelas á disposição na recepção). - (particulares)
- ** pacientes de convênio devem estar ciente da categoria que pertencem – quarto particular ou enfermaria. Estar ciente também que na categoria enfermaria não é permitido acompanhantes, exceto menores de 18 anos e maiores de 65 anos.
- Pacientes particulares devem efetuar pagamento inicial no ato da internação.
- Tomar conhecimento de que tanto o paciente como seus familiares e visitantes, deverão cumprir este regulamento, que visa principalmente garantir a tranquilidade e o bem estar dos internados, assim como o bom funcionamento dos serviços.
- Assinar termo de responsabilidade autorizando o hospital a promover os procedimentos necessários ao diagnóstico e tratamento do paciente (é expressamente vedada a interferência de acompanhantes e visitantes na assistência ao paciente e demais serviços).
Diárias
Começam a vigorar a partir da internação
do paciente independente do horário no qual a mesma
ocorreu e vencem as 10:00h do dia seguinte. Todo paciente
com alta médica que permanecer após este horário
no quarto ou enfermaria pagará taxa de permanência
correspondente a uma diária.
Os convênios em geral não pagam a diária após as 10horas do dia da alta, ficando, nesse caso a quitação da taxa de permanência sob a responsabilidade do paciente e/ou responsável. Havendo necessidade de transferência do paciente para o CTI, o quarto ou enfermaria deverá ser liberado imediatamente pelo seu acompanhante, pois os convênios não pagam duas acomodações para o paciente e a fim de permitir a acomodação de um novo paciente que necessite de internação e evitar que seja cobrada a diária.
Convênios
O tipo de acomodação para o paciente
será o correspondente ao autorizado pelo seu convênio.
Caso o paciente deseje ficar em uma acomodação superior ao que seu convênio oferece, bastará efetuar depósito que cubra a diferença entre o aposento a que tem direito pelo convênio e o que deseja ocupar (tabelas na recepção) e combinar com o médico assistente a diferença de honorários, se existirem.
Assistência de enfermagem
A enfermagem somente está autorizada a executar
as prescrições e ordens médicas constantes
no prontuário do paciente.
Ao chegar a sua acomodação o paciente será recebido por um profissional da enfermagem.
Durante sua internação o paciente receberá assistência da enfermagem 24 horas e para solicitá-la em sua acomodação basta acionar o dispositivo da campainha próximo ao leito do paciente.
Assistência médica
Informamos que o médico assistente e sua
equipe deverão preencher um cadastro médico
no setor de recepção/ internação
do hospital.
Para atendimento de urgência contamos com a presença de médicos da rotina e plantonistas que pertencem ao corpo clínico do hospital que fornecerão a primeira assistência ao paciente até que o médico assistente compareça ao hospital para o necessário acompanhamento.
O valor dos honorários médicos cobrados por consulta particular ao paciente deverá ser definido diretamente entre as partes interessadas, não cabendo a unidade hospitalar da Casa Evangélico qualquer participação neste assunto.
Lembrando que é necessário em primeiro lugar o contato com a enfermagem, sendo a mesma responsável por efetuar o contato com o médico, caso acredite ser necessário.
Assistência de nutrição
A equipe de nutrição é responsável
pela dietoterapia do paciente internado estabelecendo um
cardápio individualizado considerando a prescrição
dietoterápica, anamnese alimentar, exames laboratoriais,
necessidades nutricionais e a patologia apresentada pelo
paciente.
Não é permitida a entrada de alimentos e/ou bebidas em geral na acomodação do paciente sem o conhecimento do setor de nutrição, pois qualquer alimento ou bebida oferecida ao paciente sem o conhecimento do nutricionista do setor poderá prejudicar o tratamento e reestabelecimento do paciente.
Informamos que os materiais e utensílios provenientes do setor de nutrição e dietética são de uso exclusivo dos pacientes e acompanhantes.
Assistência de fisioterapia
O hospital disponibiliza atendimento na área
de fisioterapia, segundo a solicitação e prescrição
médica.
Apresentamos profissionais habilitados, capacitados e treinados no atendimento a pacientes internados.
Fonoaudiologia
Disponibilizamos o serviço de fonoaudiologia,
quando solicitado pelo médico, ao paciente internado.
Serviço terceirizado.
Exames em geral
Informamos que é de inteira responsabilidade
do paciente, acompanhante e médico assistente a guarda
e o cuidado com os exames realizados externamente e trazidos
ao hospital, não ficando este responsável
pelos mesmos.
Assistência social
Para maior conforto no processo de recuperação
da saúde do paciente e orientação aos
familiares, dispomos de assistente social com o objetivo
de facilitar a relação médico/família/paciente.
Hotelaria e higiene hospitalar
Diariamente após o banho do paciente, a
equipe de higiene hospitalar, efetua a higienização
e desinfecção da acomodação.
Outras higienizações serão realizadas
sempre que necessário e / ou quando solicitadas.
Informamos que está disponível no horário
de 7:00h as 19:00 horas e fornecerá suporte á
qualquer solicitação referente a acomodações,
enxoval (roupas de cama e banho), higiene, manutenção,
visando seu conforto e comodidade.
Acomodações
O hospital dispõe de quartos para garantir
conforto e segurança aos pacientes contando com instalações
que dispõem de:
Camas hospitalares
Que permite ao paciente encontrar a posição
ideal para melhor se acomodar.
Sistema de campainha
Permite o paciente ou acompanhante com apenas um
toque acionar a assistência de enfermagem.
Telefone
Para efetuar e receber ligação basta
entrar em contato com a telefonista através do ramal
nº 9 que a mesma fornecerá todas as orientações
a respeito deste serviço.
Geladeira
Este equipamento encontra-se a disposição
dos clientes em suas acomodações. Lembramos
que não é permitido oferecer nenhum tipo de
alimento e / ou bebida sem o conhecimento do nutricionista
do setor.
Achados e perdidos
Todo objeto encontrado nas dependências do
hospital será mantido pelo prazo de 60 dias, após
este período o hospital providenciará a doação
do mesmo.
Objetos e valores pessoais
Solicitamos atenção especial de pacientes,
acompanhantes e visitantes em evitar deixar expostos objetos
de grande valor, jóias, celulares e/ou dinheiro.
Informamos que o hospital é um lugar público
com grande fluxo de pessoas e que o mesmo não se
responsabiliza por eventuais perdas.
Acompanhantes
Os pacientes poderão ser acompanhados durante
o período de sua internação, sendo
necessário que efetuem um depósito financeiro
relativo às diárias previstas, correspondente
aos valores que constam em nossa tabela. Caso o convênio
cubra a hospedagem do acompanhante será comunicado
no ato da internação mediante consulta.
No caso de acompanhante de paciente que seja maior de 60 anos e menor de 18 anos terão direito gratuitamente a permanência na acomodação sendo que as refeições e roupas de cama e banho serão fornecidas somente mediante pagamento e aquisição dos cupons de refeição e dos cupons de roupa de cama e banho no setor da recepção e/ou internação (governança).
Informamos que o acompanhante deve ficar atento ao horário
que se encerra a diária, sendo às 10h da manhã
independente do horário da internação,
pois caso estrapole o horário e o paciente encontrarem-se
de alta hospitalar serão cobradas taxas extras que
não serão reembolsadas pelo convênio.
Cada paciente só terá a possibilidade de ter um acompanhante no quarto, na enfermaria não é permitido, salvo idades mencionadas anteriormente. As outras pessoas do grupo familiar serão visitantes e deverão respeitar os horários de cada setor:
CTI
Não é permitido acompanhante (salvo
em casos específicos).
Quartos
É permitido um acompanhante (de acordo com o convenio
ou particular) e o horário de visita é de
12:00h as 20:00h.
Enfermarias
Não é permitido acompanhante (salvo em casos
específicos).
Não é permitida a entrada de crianças menores de 15 anos para visita em nenhum setor do hospital, por favor, agradecemos a compreensão.
Cantina
Localiza-se no andar térreo funciona servindo
lanches de pequeno porte e demais guloseimas.
Lembramos que o paciente possui uma dieta alimentar com
qualidade e quantidade determinada pelo setor de nutrição
e por este motivo não deverá receber nenhum
outro tipo de alimentos e/ou bebidas sem o conhecimento
do nutricionista do setor.
Telefonia
Todos os aparelhos telefônicos estão
conectados a uma central cujo número é 2159.2300
, informo que para realizar ligações
externas basta efetuar o pagamento (verificar valor na recepção)
discar o número 9 e solicitar a telefonista a liberação
do telefone.
Fumantes
De acordo com a portaria 731 artigo 4 do ministério
da saúde é expressamente proibido fumar nas
dependências do hospital, sendo permitido somente
nas área externas.
Estacionamento
Informo a todos os clientes que possuímos
um amplo estacionamento sendo este um serviço terceirizado
onde o hospital não exerce nenhuma influência
para estabelecer gratuidades e/ ou descontos, sendo cobrado
por hora e cabendo ao cliente utilizá-lo ou não.
Lembrando que há uma tolerância de 15 minutos de permanência nas dependências do hospital como forma de cortesia.
Visitantes
Ver Informações
para visitantes.
Contas hospitalares
As contas hospitalares deverão ser acompanhadas
diariamente e quitadas quando solicitadas, permanecendo
sempre o depósito como garantia até o pagamento
total.
O hospital solicitará reforço de depósito a medida que as despesas com o paciente venham a ser superiores ao valor do depósito inicial.
Os pagamentos devem ser efetuados no setor de prestação de contas (localizado dentro do setor de internação/ andar térreo) no horário das 8:00h as 17:00h e na recepção a partir das 17h.
A direção do hospital debitará na conta do paciente o valor correspondente aos danos que por ventura forem causados aos móveis, bens e utensílios (lençóis, toalhas, etc.).
Os pacientes de convênio que optarem por despesas extras ou acomodações não cobertas pela instituição conveniada deverão efetuar depósito como garantia das despesas extraordinárias.
Transferência interna de pacientes
Informamos que caso o paciente tenha alta do CTI
para a acomodação do andar, para dar continuidade
ao tratamento é necessária a presença
do familiar e /ou responsável para que seja efetuada
a sua transferência.
Alta hospitalar / Check out
No momento que o médico comunica a alta
hospitalar, inicia-se o processo de saída do paciente.
O médico deverá formalizar a alta hospitalar do paciente junto à equipe de enfermagem, assim como prescrever os cuidados médicos gerais a serem realizados pelo o paciente em sua residência.
Disposições gerais
Visando garantir o bem estar de nossos
paciente e o bom funcionamento do hospital é vedado/proibido:
- Entrar ou sair do hospital com grandes volumes, embrulhos, pacotes ou bolsas.
- Falar alto e fazer ruídos dentro do hospital;
- Ingerir bebidas alcoólicas;
- Permanecer em trajes impróprios dentro ou fora de suas acomodações principalmente nos corredores;
- Formar aglomerações ou participar delas nos corredores;
- Pacientes e visitantes dos pacientes não devem ir “visitar” outros pacientes internados, evitando assim infecção cruzada.
- Trazer medicamentos externos para serem ministrados no paciente sem a autorização prévia do médico assistente.
- Realizar filmagens em geral sem o expresso consentimento por escrito do paciente e/ou do acompanhante.
- Trancar com chave a porta da acomodação, sendo que a mesma deverá permanecer com a porta fechada.
- Dormir nos corredores ou fora das acomodações, como por exemplo, nas salas de espera.
- Cozinhar, lavar e/ ou estender roupas dentro ou fora das acomodações, seja na janela, portas, etc.
- Lançar resíduos sólidos ou líquidos (lixo) das janelas.
- Solicitar medicamentos para acompanhantes, caso o mesmo apresente qualquer mal estar, deverá encaminhar-se para a recepção do hospital para efetuar a abertura de ficha de atendimento de emergência onde receberá os cuidados necessários sob supervisão médica, e deverá arcar com todos os custos que por ventura possam existir.
- Pernoite de mais de um acompanhante por acomodação.
A diretoria do Hospital Casa Evangélico agradece a
valiosa colaboração dos seus clientes por contribuírem para
o aperfeiçoamento dos serviços.